segunda-feira, 25 de julho de 2011

MP recomenda maior controle de infecção hospitalar em Jucurutu


Não há Coordenação Municipal de Controle de Infecção em Jucurutu. A Promotoria de Justiça da cidade foi informada da atual situação pela própria Secretária Municipal de Saúde.

Em razão disso, a Promotoria recomendou à Prefeitura e à Secretaria de Saúde que tomem providências, constituindo e pondo em efetivo funcionamento a Coordenação. Os dois terão 30 dias para informar à Promotoria quais providências foram tomadas.

As Coordenações Municipais de Controle de Infecção Hospitalar devem coordenar as ações de prevenção e controle de infecção na rede hospitalar do Município. De acordo com a Lei Federal 9.431/97, todos os hospitais do País são obrigados a manter Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH), que consiste no conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Compreende-se por infecção hospitalar qualquer infecção adquirida após a internação de um paciente em hospital e que se manifeste durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a hospitalização.

Fonte: MP/RN

Nenhum comentário: