sexta-feira, 12 de agosto de 2011


PATU- Confira a programação oficial para a 28ª Feira da cultura de Patu



  • DIA 07/09 - QUARTA-FEIRA- CÓLO DE MENINA
  • DIA 08/09 - QUINTA-FEIRA- SAIA RODADA
  • DIA 09/09 - SEXTA-FEIRA- BANDA GRAFITH
  • DIA 10/09 - SÁBADO- CADILLAC VIP E FORRÓ DOS TRÊS
  • DIA 11/09 - DOMINGO- CAVALO DE PAU
  • DIA 12/09 - SEGUNDA-FEIRA- BANDA MAGNÍFICOS
  • DIA 13/09 - TERÇA-FEIRA- GATINHA MANHOSA E BORBA DE PAULA
  • DIA 14/09 - QUARTA-FEIRA- CAVALEIROS DO FORRÓ

13 DE AGOSTO- DIA DE VACINAÇÃO INFANTILEM PATU



A Secretaria Municipal de Saúde comunica a todos os pais ou responsáveis, que no próximo sábado, dia 13 de agosto do corrente ano, das 08:00 às 17:00h, será realizado o dia “D” da 2ª etapa da CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL, para as crianças menores de 05 anos de idade. Portanto, leve seu filho ao posto de vacinação mais próximo de sua residência para tomar a segunda dose da vacina e não esqueça de levar também o cartão de vacina. 
VACINAÇÃO INFANTIL: 
“Siga o Zé Gotinha mais uma vez”
 

RELAÇÃO DOS POSTOS DE VACINAÇÃO PARA O DIA “D” 

• Unidade de Saúde da Família Lourival Rocha 
• Unidade de Saúde da Família João Inácio 
• Unidade de Saúde da Família Nova Patu 
• Mercadinho de Zé Nilson 
• Creche Carmelita Rocha – No Bairro do Fomento

Fonte: Blog da Prefeitura de Patu 

Patu recebrá agência da Previdência Social



O Rio Grande do Norte irá receber mais dez unidades de atendimento da Previdência Social nos próximos meses. O anúncio foi feito pelo ministro Garibaldi Alves Filho, que inaugurou ontem, em Angicos, a primeira agência da Previdência conectada à rede de fibra ótica brasileira. 

A próxima inauguração será na cidade de Jucurutu. Os outros municípios que receberão agências serão Apodi, Alexandria, Patu, Caraúbas, Parelhas, São Miguel, Baraúnas e Mossoró, que também receberá um Centro de Documentação do INSS. O investimento da Previdência na realização de obras e na construção das novas agências no RN chega a R$ 21,3 milhões.

Fonte: DNonline

PATU- Prefeitura implanta 1ª Unidade do CAPS da cidade





A prefeita Evilásia Gildênia, através da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do secretário Dr. Ednardo Benigno de Moura, implanta na tarde desta sexta-feira (12) no município de Patu, a nova unidade do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A solenidade acontecerá às 16h, na antiga sede da secretaria de saúde, localizado na Avenida Lauro Maia. 
SOBRE O CAPS
 O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço comunitário que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência.
 
Os CAPS deverão obedecer a alguns princípios básicos: devem se responsabilizar pelo acolhimento de 100% da demanda dos portadores de transtornos severos de seu território, garantindo a presença de profissional responsável durante todo o período de funcionamento da unidade (plantão técnico) e criar uma ambiência terapêuticaacolhedora no serviço que possa incluir pacientes muito desestruturados que não consigam acompanhar as atividades estruturadas da unidade. A atenção deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social. Devem ainda trabalhar com a idéia de gerenciamento de casos, personalizando o projeto de cada paciente na unidade e fora dela e desenvolver atividades para a permanência diária no serviço.

Os projetos terapêuticos dos CAPS devem ser singulares, respeitando-se diferenças regionais, contribuições técnicas dos integrantes de sua equipe, iniciativas locais de familiares e usuários e articulações intersetoriais que potencializem suas ações. O CAPS deve considerar o cuidado intra, inter, e transubjetivo, articulando recursos de natureza clínica, incluindo medicamentos, de moradia, de trabalho, de lazer, de previdência e outros, através do cuidado clínico oportuno e programas de reabilitação psicossocial.

Fonte: Blog da Prefeitura de Patu

Irmã é amarrada enquanto a outra e estuprada na zona Norte de Natal

Um homem ainda não identificado rendeu duas mulheres e estuprou uma delas na manhã desta quinta-feira (11), na zona Norte de Natal.
De acordo com informações da Polícia Militar, o crime aconteceu no Loteamento Boa Esperança quando as mulheres, que são irmãs, estavam em casa e foram rendidas pelo acusado, que estava armado com uma pistola.
Ele chegou a casa onde as duas moram e criou uma conversa para saber informações sobre o itinerário dos ônibus na região. Quando uma delas abriu o portão, o homem sacou a arma e rendeu as duas irmãs, de 20 e 25 anos, respectivamente.
Após entrar na casa, o acusado amarrou a irmã mais velha e estuprou a mais nova. Em seguida, segundo policiais militares, o homem também amarrou a vítima estuprada e fez refeição na casa antes de fugir.
As irmãs conseguiram se soltar cerca de uma hora depois e acionaram o serviço da Polícia Militar, mas os PMs ainda estão sem pistas do estuprador. Pela descrição das vítimas, o acusado é moreno, com 1,80m e vestia camisa e bermuda.

Fonte: PM de São Rafael

Policia Civil Prende Homem com Mandado de Prisão em Currais Novos


Na manhã de quinta-feira (11), a Policia Civil prendeu Manoel Messias Quirino da Rocha, 51 Anos, Residente na Rua Geraldo Garcia, Bairro Silvio Bezerra de Mello. Os agentes da Delegacia efetuaram a prisão com base em um mandado de prisão preventiva expedido pelo Juiz da Vara Criminal de Currais Novos o Doutor Valdir Flavio Lobo Maia.
Após preso Manoel Messias foi conduzido ao CDP de Currais Novos onde permanece a disposição da Justiça, Segundo informações obtidas da Delegacia Civil Manoel Messias teve a prisão decretada porque vinha faltando ao regime semi-aberto ele era condenado por porte ilegal de arma.
1

ASSALTANTE DE CARRO MORRE APÓS BANDIDOS TROCAREM TIROS COM A POLÍCIA

Por volta das 14:50 hs desta quinta-feira, 11/08, a Força Tática de Canindé fez uma perseguição na BR 020, entre as comunidades de Vila Campos e Baixa Fria na Zona Rural de Canindé,  a um carro que havia sido roubado em Fortaleza. Na perseguição houve troca de tiros, e pelo menos um bandido morreu, mas ainda não teve sua identidade revelada. O bandido foi atingido com um tiro na axila direita e teve morte imediata. 
Os veículos usados pelos bandidos e pela polícia ficaram com marcas de balas pela troca de tiros.

Homem é preso após abusar sexualmente de animais no interior do RN

Foto Ilustrativa

O pedreiro José Edilson Soares, de 46 anos, conhecido como “Dedé Soares”, foi detido na noite desta quinta-feira (11) acusado de abusar sexualmente de animais na cidade de jardim do seridó, interior do RN. Segundo informações da PM de São rafael, a prisão ocorreu após dois proprietários de animais terem sido informados que o pedreiro estaria se encaminhando ao curral dos animais. Juntamente com alguns políciais, os donos dos animais encontraram o acusado logo após o mesmo ter transado com uma “Burra Mula”.

Após flagrar o ato, os proprietários amarraram o acusado que havia tirado o animal do curral e levado para a represa do açude Dix Sept Rosado, o que dificultou a localização inicialmente. Ao ser encontrado, o acusado tentou justificar o ato, dizendo que a sua situação estava “precária”, pois até sua mulher havia o abandonado. Dedé Soares, visivelmente embriagado, ainda tentou investir contra os proprietários, mas foi dominado e entregue a polícia local.Pelas declarações do acusado, a polícia acredita que o homem é responsável por abusar sexualmente de ovelhas do Bairro Fazenda Petrópolis e de cabras no bairro de Bela Vista, ambos no município de Jardim do Seridó.

terça-feira, 9 de agosto de 2011


Bandidos assaltam Policial Civil sem saber e se dão mal



Resolveram assaltar logo um Policial Civil do D.O.E (Departamento de Operações Especiais) na Caixa Econômica Federal, renderam o policial sem saber quem ele era e levaram a grana dele que estava em uma mochila. Quando iam fugir em uma moto roubada levaram Tiro. Dois foram mortos na hora e o outro foi socorrido pelos Bombeiros. 


Fonte: É Sertão



Criança de anos de idade morre em parque de diversões no Ceará





Por volta da 20h, na noite desse domingo, 07/08/2011, uma criança de 10 anos,morreu ao ser atingida por um brinquedo dentro do parque de diversões Boa Vista, em Guaraciaba do Norte, e teve morte imediata. 


Segundo informações do pai da criança, Francisco Luís Ribeiro, a criança morreu quando deixava o brinquedo. O funcionário ligou novamente o brinquedo, que bateu na cabeça do menino. A criança morreu no local. 


O operador da máquina fugiu logo após o acidente. O proprietário do parque, José Cláudio Nascimento, prestou esclarecimentos à Polícia Civil e informou que nunca havia acontecido acidentes no parque. 


O corpo da criança foi encaminhado para o Instituto Médio Legal (IML) de Sobral. Onde tivemos a oportunidade de conversar com o pai. 


Revisão Textual: Ronyere Gomes. 
Fonte: SPN/Força Tática









IFRN, Petrobras e Secretaria Estadual de Educação lançam o Petrotec para o Ensino Médio


Promover, através da informação, as profissões ligadas à indústria do petróleo e gás, para atrair os jovens a este mercado em expansão no Brasil.
 
Este é o objetivo do Petrotec, um programa financiado Finep - Financiadora de Estudos e Projetos - lançado hoje (5) à tarde no auditório da Petrobrás. O programa será desenvovido pelo IFRN, pela Funcern, Petrobras eSecretaria Estadual de Educação.
 
O Petrotec pretende atingir cerca de 20 mil estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas do Estado. Dentre as atividades que serão executadas estão a realização de feiras de ciências, palestras, produção de vídeos, editoração de livros paradidáticos e cartilhas, palestras, além da montagem do Kit Petróleo & Gás para doação às escolas.
 
A gestão do Petrotec ficará com a Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern). A instituição é quem vai aplicar os recursos da ordem de R$ 1 milhão durante os dois anos de duração do programa; a Petrobras também vai investir esta mesma quantia na forma de cooperação técnica, cedendo seus profissionais e apoiando os eventos.

Do Dnonline

SOLENIDADE DE FILIAÇÃO DE ATIMAR GODEIRO NO PT SERÁ NO PRÓXIMO DIA 28

domingo, 7 de agosto de 2011

Domingo, 28 de agosto, será realizada em Patu a solenidade oficial de filiação do economiário patuense Francimar Godeiro "Atimar Godeiro" ao Partido dos Trabalhadores. Várias lideranças políticas do estado e da região (de diversos partidos) serão convidadas a participar deste importante momento da política patuense. A Deputada Federal Fátima Bezerra já confirmou a sua presença para prestigiar e dar o seu aval ao ingresso do novo militante que vai fortalecer o PT em Patu e na região. O evento será realizado na Boate Pântanos a partir das 09:00 h da manhã onde na ocasião outras personalidades do município também irão se filiar ao Partido dos Trabalhadores. 
Em breve mais detahes sobre a filiação de Atimar Godeiro ao PT.

 
O PT de Patu aguarda com bastante ansiedade a chegada do novo companheiro 

Fonte e Foto: Blog da Folha Patuense

Policial do Batalhão de Assu tem arma roubada e é espancado no Ceará

Por Thyago Macedo
Foto: Portal Canindé Notícias
João Paulo é da turma de 2009 da PM
 

O soldado da Polícia Militar João Paulo Oliveira de Moura, de 30 anos, foi espancado neste domingo (7), durante uma vaquejada na comunidade São Serafim, próximo ao município de Canindé, no Ceará. Ele teria sido agredido por seis homens que tomaram sua arma e chegaram a bater na cabeça do policial. Ele foi socorrido em estado grave.
Segundo informações do Portal Canindé Notícias, João Paulo estava em uma vaquejada, quando teria se encontrado com os acusados. Eles viram que o PM estava portando um revólver calibre 38 e decidiram toma-la.
Segundo informações repassadas por testemunhas, o policial foi brutalmente agredido e arrastado por uma estrada. Uma das pessoas que presenciaram a cena chegou a gritar que ele era da Polícia Militar. Com isso, um dos acusados, identificado por Diogo, teria dado uma paulada na cabeça de João Paulo, que desmaiou na hora.
Diante das informações passadas por testemunhas, a polícia conseguiu os primeiros nomes ou apelidos dos suspeitos. Além de Diogo, são procurados um homem identificado por “Osvaldinho”, ex-presidiário, “Rodolfo”, “Teo”, “Coloral” e o “Filho de Zé Preto”. Os acusados fugiram em uma caminhonete F4000.
O soldado João Paulo Oliveira é natural de Canindé, mas entrou na Polícia Militar do Rio Grande do Norte na turma de 2009. Atualmente, ele estava lotado no Batalhão de Assu. Inclusive, colegas da corporação irão viajar para o Ceará nesta terça-feira (9) para visitar o policial.

Fonte:  www.portalbo.com.

ALCAÇUZ REVIVE LANCES DO ANTIGO CALDEIRÃO DO DIABO

Sem viaturas e armamentos, agentes penitenciários não conseguem estabelecer uma rotina padrão e evitar crimes dentro da unidade.

A maior penitenciária estadual do Rio Grande do Norte não é mais um modelo de segurança máxima. Treze anos se passaram desde a inauguração da construção em Nísia Floresta e as histórias de violências no interior da unidade começam a se agravar. Brigas, decaptações e mortes por armas de fogo passaram a fazer parte da rotina, resgatando lances do antigo Caldeirão do Diabo.

O que acontece em Alcaçuz? Para responder a essa pergunta, a equipe do Portal BO passou um dia dentro do presídio, acompanhando de perto a rotina. De cara, foi possível observar a insatisfação dos agentes penitenciários. A maioria reclama da falta de condições de trabalho e estrutura para dar conta dos mais de 700 presos.

Para se ter uma ideia, os agentes dispõem apenas de dois revólveres velhos, duas espingardas calibre 12 e coletes vencidos. Para se proteger, eles se veem obrigados a comprar pistolas com recursos próprios. A situação precária não para por ai. A unidade também carece de automóveis. Um dos agentes conta que em caso de doenças, os presos são conduzidos em veículos particulares.

“Os agentes é que estão dando condições de trabalho ao Estado, quando deveria ser ao contrário”, diz um dos agentes. Outro deles fala: “Isso aqui é o quintal, onde o governo esconde o lixo. Só estão investindo na Polícia Militar porque é como se fosse a sala de estar, é o que as pessoas veem na rua. Já as penitenciárias estão abandonadas, porque ninguém vem aqui ver”.

O sentimento de abandono também é sentido pelos presos, que ao perceberem a presença de uma equipe de reportagem começaram a gritar e reclamar. Como de costume, falaram mal da alimentação, mas também destacaram a existência de uma fossa aberta no meio de um dos pavilhões.

Diante da situação degradante, os agentes chegam a temer ações mais fortes por parte dos presos. No Pavilhão 1, por exemplo, comenta-se que existem pelo menos duas armas escondidas entre os presos. “Não temos como fazer uma revista lá com poucos agentes e sem equipamento. É muito arriscado”, revela um dos agentes.

Durante o dia, os agentes penitenciários ainda conseguem entrar no Pavilhão 1. O Portal BO acompanhou uma dessas entradas para retirada de um preso. O local está totalmente depredado e, realmente, vulnerável a uma rebelião. Em cada uma das celas existem buracos, por onde os presos conseguem sair à noite e circular livremente pelos corredores.

Por esse motivo, a sensação que se tem é de que a qualquer momento eles podem promover uma grande rebelião ou fuga em massa. Além disso, o risco de acerto de contas entre os próprios presos é constante. Durante a presença do Portal BO na recepção de Alcaçuz, um detento que havia sido agredido por outro detento conversava com a esposa.

Ele apresentava marcas de espancamento no rosto e nos braços. O diretor da penitenciária, Wellington Marques, comenta que esse tipo de situação foge do controle dos agentes. Mesmo assim, a direção adota algumas medidas para impedir conflito entre presos inimigos.

Ex-policiais militares, por exemplo, não podem ficar dentro de pavilhões. Sendo assim, eles acabam dormindo onde funciona o Setor Médico, que, na verdade, foi adaptado para comportar vários presos. Além dos ex-policiais militares, as celas do Setor Médico abrigam presos responsáveis por crimes de grande repercussão, como Osvaldo Pereira Aguiar, condenado pela morte e esquartejamento da menina Maisla Mariano.

“Ficar responsável pela custódia de ex-policiais militares é uma preocupação que não deveríamos ter. Era pra termos um local especifico para esse tipo de preso. Sempre encontramos dificuldades para abrigar um ex-policial e manter a ordem dentro do presídio”, ressalta o diretor.

Sobre a reestruturação da unidade, Wellington Marques informa: “o secretário de Justiça, Thiago Cortez, fez uma licitação para conseguir armas. No entanto, isso depende da burocracia do governo e isso é muito difícil”. Atualmente, o presídio não dispõe de veículo e o diretor resolve os problemas da unidade no próprio carro.

FONTE: Portal BO

domingo, 7 de agosto de 2011

DENÚNCIA: Caça predatória de animais silvestres no município de Patu/RN


No município de Patu, região Oeste Potiguar, fica localizada a Serra do Lima, uma exuberante forma rochosa com 699m de altura e uma vasta extensão de flora e fauna da caatinga. A Serra do Lima, hoje considerada um dos melhores lugares do mundo para a prática de vôo livre de asa delta e em particular a categoria parapente, enfrenta hoje um sério problema com a CAÇA PREDATÓRIA DE ANIMAIS SILVESTRES típicos da região, como o AVOETE (arribaçã), TATU-PEBA, LAGARTO TEJO, RAPOSA, MACACO PREGO E CAMALEÂO, todos em RISCO DE EXTINÇÃO e caçados lá até mesmo em época de reprodução como agora. A Serra do Lima já abrigou outras espécies HOJE EM EXTINÇÃO como o TIMBU (gambá sertanejo), SARIEMA, GAVIÃO CARCARÁ, SUSSUARANA (Onça parda) e GATO DO MATO (4 espécies). Todos esses animais simplesmente não existem mais.

Por meio de denúncia anônima, foi constatado que cerca de 100 "CAÇADORES" sobem TODAS AS NOITES a Serra do Lima, para caçar e matar por prazer, além de deixar fogueiras acesas possibilitando uma queimada na vegetação. Cada "caçador" possui um cão de caça, treinado e instigado a matar todo e qualquer animal farejado. 
Conforme as sérias informações passadas a este blog, já foi feita uma denúncia ao Ministério Público e ao IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN), que deverá acionar a POLÍCIA FEDERAL para investigação e punição à caça predatória ocorrida na Serra do Lima.  
ESSES ASSASSINOS COVARDES QUE SE CUIDEM!!! A CAÇA PREDATÓRIA É CRIME AMBIENTAL, conforme a  Lei nº 9.605/98 do IBAMA. Confira abaixo algumas fotos de espécies extintas ou que correm risco de extinção na Serra do Lima: 


Arribaçã
Camaleão

Gato do mato

Gavião Carcará

Lagarto Tejo

Raposa

Siriema

Tatu Peba

Timbu