terça-feira, 20 de março de 2012


SUS começa a distribuir em maio 20 milhões de preservativos femininos

O Ministério da Saúde começa a distribuir em maio o primeiro lote dos 20 milhões de preservativos femininos que serão entregues ao longo do ano. As populações prioritárias serão definidas de acordo com critérios de vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis (DST), incluindo a aids e as hepatites virais.

No público-alvo, de acordo com a pasta, estão profissionais do sexo, mulheres em situações de violência doméstica e/ou sexual, pessoas com HIV/aids, usuárias de drogas e seus parceiros e pacientes do DST. Também se enquadram pessoas de baixa renda e usuárias do serviço de atenção à saúde da mulher que tenham dificuldade em negociar o uso do preservativo masculino com o parceiro.
Segundo o ministério, esta é a primeira aquisição feita pelo governo de camisinhas femininas de terceira geração – fabricadas com borracha nitrílica. Foram gastos R$ 27,3 milhões, sendo o preço unitário R$ 1,36.
O preservativo feminino chegou ao mercado brasileiro em 1997, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a comercialização do produto no país. As 20 milhões de unidades a serem distribuídas este ano representam um aumento de 25% em relação à compra de toda a série histórica, que totaliza 16 milhões de camisinhas.
Uma pesquisa feita pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais em 2008 mostrou que cerca de 90% das mulheres sexualmente ativas no Brasil conhecem ou pelo menos já ouviram falar da camisinha feminina.
De acordo com a pasta, estudos demostram ainda que saber onde conseguir a camisinha é um fator essencial para o seu uso e que mulheres que não sabem onde encontrar o preservativo têm 81% a menos de chance de fazerem sexo protegido.
Da Agencia Brasil

Comissão do Senado aprova aposentadoria especial para pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência poderão se beneficiar de uma contribuição menor para a Previdência Social. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira (20) projeto permite que pessoas com deficiência, filiadas ao Regime Geral de Previdência Social, se aposentem mais cedo.

De acordo com a proposta (PLC 40/2010), o tempo de contribuição vai variar de acordo com o tipo de deficiência: leve (30 anos, no caso de homem e 25, mulher), deficiência moderada (27, homem e 22, mulher) e deficiência grave (25 anos, homem e 20, mulher).

O relator, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), disse esperar que a matéria seja votada logo no plenário da Casa. “O que eu quero é velocidade. Conseguimos um acordo bom para as pessoas que possuem deficiência e temos que colocar rapidamente no plenário do Senado e no plenário da Câmara.”

A CAE também aprovou pedido de urgência para a matéria, o que permite que ela seja votada rapidamente no plenário. Depois de aprovada no Senado, a proposta ainda volta à Câmara dos Deputados porque houve mudanças no projeto original.

Da Agência Brasil 

Médico acusado de matar assaltante se apresenta na 5ª DP


O médico Onofre Lopes Júnior, acusado de matar Julianderson Marcelo da Silva Pereira quando esse tentava lhe assaltar na última quinta-feira (15), em Lagoa Nova, se apresentou na tarde desta terça-feira (20) na 5ª Delegacia de Polícia Civil. A informação foi passada pela assessoria de imprensa da Degepol.
A Degepol informou que o acusado se apresentou por volta das 16h ao local e foi ouvido pelo delegado Ulisses de Souza. O teor do depoimento não foi divulgado. O próximo passado da investigação será intimar as testemunhas que precisam ser ouvidas. 
O delegado informou que por enquanto não deverá pedir a prisão do médico.
O caso
A ocorrência foi na tarde da última quinta-feira e ganhou notoriedade na sociedade, por se tratar de um idoso, com 75 anos, que reagiu a um assalto e matou o ladrão com vários tiros. Após sair de uma farmácia na rua São José, com sua esposa, Onofre Júnior foi abordado por Julianderson, que roubou a chave do seu carro. Enquanto o ladrão tentava sair no veículo, o médico disparou contra Julianderson, que morreu no local. 

Fonte: DN Online

PACIENTE SE JOGA DO 2º ANDAR DO HOSPITAL DIX SEPT ROSADO EM MOSSORÓ

Um idoso paciente do Centro de Oncologia Apt 201, tirou sua própria vida na tarde desta terça-feira (20) por volta das 17:15hs, ao pular do segundo andar do prédio da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, na Praça dos Hospitais, no Centro da cidade.A vítima foi identificada como Antônio Abílio, de 76 anos natural de Umarizal, morador do Alto São Manoel em Mossoró. Segundo informações colhidas no local, o paciente estava com câncer já avançado, e teria dando fim a própria vida, se jogando de uma altura de cerca de 16mt. Uma equipe SAMU, foi ao local encontrou o mesmo já em óbito. O corpo ficou estendido no chão por algum tempo na calçada, na Rua Auta de Souza. O Centro de Oncologia ocupa todo o segundo andar prédio da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado (APAMIM), onde funciona as salas de internamento e o laboratório. Os diretores do hospital não quiseram falar sobre o ocorrido. A polícia Militar ROCAM e FORÇA TÁTICA, fizeram o isolamento da área, enquanto que uma equipe do ITEP realizou a perícia e remoção do corpo para a sede da unidade. 

Fonte: Passando na Hora