sexta-feira, 1 de julho de 2011

Hospital Regional Tarcísio Maia, investirá R$ 200 mil mensais para suprir déficit profissional

ney_robson_do_hrtmA partir de hoje, 1º de julho, será iniciada a contratação de profissionais em diversas especialidades médicas para suprir a escala de plantões do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). A informação foi divulgada pela direção do HRTM ontem, 30, durante coletiva de imprensa.
Anteriormente feita através de convênio entre a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e o Governo do Estado, agora a contratação dos especialistas para completar a escala de plantões será firmada diretamente entre a unidade hospitalar e os profissionais, correspondendo um investimento de cerca de 200 mil reais mensalmente no orçamento.
O diretor-geral do HRTM, Ney Robson, confirmou a carência de médicos nas especialidades de ortopedia, pediatria e anestesiologia no quadro da escala de plantões do hospital.
"Realmente nossa escala de plantões está incompleta. Isso ocorre em virtude da dificuldade de conseguir profissionais para preencher algumas escalas, mas isso não é de agora nem desta semana, e esse problema não se restringe a Mossoró, ocorre no Estado e no país. No Brasil inteiro estão faltando pediatras, ortopedistas e anestesiologistas. Para se ter ideia, há 25 anos tínhamos dez profissionais em pediatria e ortopedia, e hoje nós temos praticamente o mesmo número de profissionais em pediatria e ortopedia de 20 anos atrás, ou seja, o número de médicos não acompanhou o crescimento da população da cidade", destaca Ney Robson.
Na tentativa de solucionar o déficit de profissionais na escala de plantões do Hospital Tarcísio Maia, conforme Ney Robson, estão sendo tomadas medidas para eliminar os entraves burocráticos, facilitando assim a contratação dos médicos.
"Antes, a contratação era realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Estado, mas isso nunca funcionou corretamente. Somente de plantões extras referente ao ano de 2010, o Estado ficou devendo R$ 1.120.000,00. Por isso estamos providenciando a contratação direta entre o hospital e os profissionais, assim somos nós que faremos o pagamento diretamente aos médicos. Começar esse processo a partir de hoje. Além disso, os contratos terão uma duração mínima de 12 meses, assegurando a escala de plantão", ressalta o diretor-geral do HRTM.
Atualmente, o quadro funcional da referida unidade hospitalar conta com oito pediatras, sete ortopedistas e oito anestesiologistas. Apesar da limitação de profissionais, segundo Ney Robson, na última segunda-feira, quando ocorreu, na BR-304, acidente envolvendo uma carreta e um ônibus de estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a escala de plantões estava completa.
"Ocorreu que recebemos a informação que havia dezenas de feridos em virtude da colisão, por isso ligamos para os profissionais que estavam de folga, para ficarem de sobreaviso caso necessitasse de mais médicos para o atendimento de urgência. No entanto, o número de vítimas era menor, e a equipe de plantão deu conta dos atendimentos. É importante ressaltar que o Hospital Regional Tarcísio Maia tem capacidade de prestar atendimento em casos de acidentes de grandes proporções", assegura Ney Robson.

Unidade registra redução do volume de atendimentos em junho de 2011 em relação aos anos anteriores
A direção do HRTM reuniu a imprensa ontem para divulgar o balanço de procedimentos realizados no mês de junho. De acordo com Ney Robson, durante o período junino, tradicionalmente ocorre um acréscimo de 20% na média de oito mil atendimentos ao mês do hospital. Entretanto, no comparativo com o mesmo período nos últimos anos, houve neste ano uma redução. Resultando num registro de um acréscimo no volume dos procedimentos de apenas 5%.
"Um percentual bem abaixo do esperado, sobretudo para o período junino, onde principalmente nos finais de semana das festas do Mossoró Cidade Junina havia um crescimento nos atendimentos em relação às pessoas vítimas de agressões físicas, acidentes de trânsito e violência urbana. Por se tratar do único hospital referência para o atendimento de urgência na rede pública em Mossoró, isso mostra que a estratégia de segurança do evento surtiu efeito e de certa forma foi positiva, já que o percentual de acréscimo reduziu. É bom que essa estratégia tomada para o Cidade Junina seja estendia para os outros períodos do ano", conclui Ney Robson.

FONTE: O MOSSOROENSE

Nenhum comentário: