terça-feira, 28 de junho de 2011

Homem é jogado dentro de fogueira por amigos

 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Um homem foi jogado dentro de uma fogueira durante brincadeira, na noite de quinta-feira (24), no município de Cortês, Mata Sul do Estado. Durante a festa na véspera de São João, o jovem Jeová José Alves, 24 anos, foi jogado por quatro amigos dentro de uma fogueira de São João. Com várias queimaduras de 2º grau pelo corpo, ele foi levado para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife, onde permanece internado no setor de Queimados. De acordo com os médicos, ele não corre risco de morrer.
Segundo testemunhas informaram no HR, os amigos estavam bêbados e brincando quando quatro deles resolveram jogar Jeová na fogueira. "Ele teve várias queimaduras e vai ficar em observação, mas seu caso não é considerado de risco de morte", explicou o médico Marcos Barreto, chefe do setor de Queimados do HR. O caso foi registrado no Posto Policial do HR e será investigado pela Delegacia de Cortês.
Além do caso de Jeová, chegaram no setor de Queimados do HR outros sete pacientes com queimaduras adquiridas na noite da véspera de São João. O número representa uma redução de 50% nos atendimentos em relação à noite de São João do ano passado. Deste total, quatro apresentavam um quadro mais grave e precisaram ficar internados em observação. Em 2010, o HR recebeu 15 pacientes.
Entre os casos mais graves, estão o de um senhor de 61 anos e de uma criança do município de Canhotinho, no Agreste. “O senhor sofreu queimaduras em 45% do corpo. As chamas atingiram tronco e membros superiores.” O garoto teve 50% do corpo queimado.
“Acredito que boa parte dos feridos, que tradicionalmente viriam para cá após sofrerem queimaduras, foram atendidos perto de casa, nas UPAs. Isso é muito positivo. Não tenho dúvidas de que o fortalecimento das UPAs foi essencial para isso. O HR, agora, fica recebendo apenas aqueles casos considerados mais graves. Este é o verdadeiro perfil do hospital”, afirmou Marcos Barreto.
Ele ressaltou que, durante toda a madrugada, vários funcionários das UPAs ligaram para o setor de queimados do HR buscando orientação. “A gente também realizou uma capacitação, um treinamento com o pessoal que trabalha nos postos de saúde e nas UPAs. Não podemos afirmar que houve menos queimados nesse São João. A redução foi registrada no HR pelos motivos já mencionados.”

Fonte: jconline

Nenhum comentário: