quinta-feira, 30 de junho de 2011

15% dos homens brasileiros admitem já ter agredido uma mulher

Quinze por cento dos homens brasileiros admitem já terem alguma agressão considerada grave por eles mesmos contra uma mulher. A agressão física foi a mais citada por eles (34%), seguida por humilhação (12%). Mas a lista é variada, e inclui forçar a mulher a fazer sexo (2%) e obrigá-la a dar dinheiro ou pertences (1%). Os números são resultado da pesquisa “Percepções sobre a violência doméstica contra a mulher no Brasil”, realizada pelo Instituto Avon/Ipsos. O estudo ouviu 1.800 pessoas nas cinco regiões brasileiras.


Entre as mulheres entrevistadas, 27% disseram já ter sido vítimas de violência doméstica. Os tipos de agressão sofridos por elas seguem o ranking admitido pelos homens agressores, mas em maiores proporções: agressão física (47%) e humilhação (44%) lideram a lista. 15% das vítimas dizem já terem sido forçadas a fazer sexo.
Conhecidos
Do total de entrevistados, homens e mulheres somados, 6 em cada dez afirmaram conhecer alguma mulher vítima de violência doméstica. Desses, 63% afirmaram ter feito algo para ajudar a vítima – 44% citam conversas com a vítima como o principal auxílio prestado. Entre os 37% que não fizeram nada, a principal justificativa foi o entendimento de que não deveriam interferir.

Nenhum comentário: