quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Pedra Lavrada: 1.900 bicicletas serão entregues pela prefeitura aos alunos

A Prefeitura Municipal de Pedra Lavrada irá entregar 1.900 bicicletas aos alunos da rede municipal matriculados na segunda fase do ensino fundamental, que compreende do 5º ao 9º ano. As bicicletas já se encontram no município, três caminhões baú fizeram o transporte das bicicletas.
A iniciativa tem como base um estudo realizado pelo Ministério da Educação, que segundo o qual há um número considerável de crianças que caminha de 2 a 12 km todos os dias para chegar até a escola ou até o ponto de embarque do transporte escolar. O motivo seria a dificuldade de acesso de veículos às residências.
Em 2011, o governo federal divulgou uma nova ação em relação ao Caminho da Escola: a doação, pelo FNDE, de bicicletas para municípios com até 5 mil alunos matriculados na rede pública de educação básica. Em maio, foi divulgada a lista dos primeiros 81 municípios beneficiados, num total de 30 mil bicicletas. Até o fim deste ano, o governo espera beneficiar 300 municípios com a doação de 100 mil bicicletas.
Para ter acesso a Bicicleta Escolar, o município precisa solicitar a doação das bicicletas ao FNDE e atender aos critérios de ter até cinco mil alunos matriculados na educação básica. O Secretario de Educação do Município de Pedra Lavrada Diogo Kennedy comentou a iniciativa do Governo Federal e a satisfação em ter o município contemplado.
“ É uma alegria imensa em poder ser um elo que proporcione esta facilidade na vida do nosso alunado, ninguém melhor que o cidadão lavradense que sabe das dificuldades em deslocamento para as crianças que saem das comunidades mais distantes do nosso município para chegar a tempo de assistir aula, e essa iniciativa do Governo Federal, somado a preocupação e sensibilidade do município em solicitar o serviço é uma soma que com certeza traz orgulho e entusiasmo aos nossos alunos e assim traz mais progresso para nossa cidade” .
As 1.900 bicicleta, tem quadro reforçado, selim anatômico, paralamas, bagageiro traseiro e descanso lateral, além de itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores dianteiro, traseiro, nas rodas e pedais. Ainda vem com uma bomba manual para encher pneu e ferramentas de montagem e regulagem e capacetes apropriados de acordo com a idade do aluno.
A segurança é uma preocupação na entrega das bicicletas itens importantes como o capacete, é diversificado e de acordo com a idade do aluno, são dois tipos de capacetes, para crianças maiores e menores. Ambos são fabricados com poliestireno expandido (EPS) de alta densidade, próprio para absorver impactos.
Segundo o prefeito Tota Guedes, as bicicletas não poderiam chegar em melhor momento “ Estou tão feliz, se não mais que os próprios alunos que serão contemplados com essas 1.900 bicicletas, pois sei que muitas dessas crianças nunca teriam uma bicicleta para ajudar nesse deslocamento de casa para a escola ou para a biblioteca municipal, eu mesmo fui criança e não tive uma bicicleta e a alegria só aumenta quando imagino que vou entregar pessoalmente essas bicicletas no próximo dia 13 de janeiro, serão dois presentes, um para os mil e novecentos alunos que receberão as bicicletas e um especial para mim que estarei entregando”.
Todas as bicicletas serão entregues na festa de aniversário da cidade que completa seus 52 anos de emancipação política, que será comemorado com muitas inaugurações e uma grande festa para toda a comunidade no próximo dia 13 de janeiro.


Fonte: Marcos Felipe

Nenhum comentário: