sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


Natal tem a menor taxa em números de homicídio do Nordeste

Por Sd PM J. Júnior
Fonte: DN Online
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sangari, avaliou o mapa da violência no Brasil até o ano de 2010, e surpreendeu algumas cidades no ranking negativo, principalmente na região Nordeste, no que se refere aos números mais elevados. Em contrapartida, no quadro nacional, Natal é considerada a nona menos violenta no quadro de homicídios. Os números significam que a capital potiguar se destaca como a 2ª cidade menos violenta do Nordeste. A pesquisa é avaliada a partir do número de homicídios por 100 mil habitantes.
No quadro estadual, durante longos anos o estado do Rio Grande do Norte manteve-se embaixo da linha considerada crítica dos 10 homicídios em 100 mil habitantes. Recém em 2001 ultrapassa esse patamar, e a partir desse ponto ingressa numa crescente espiral de violência. Nessa evolução estadual, dá para identificar, como mínimo, duas etapas:

Primeiro período: 1980/2004. As taxas do estado, que já eram mais baixas que as nacionais, crescem de forma mais lenta ao longo do período, ficando mais distantes ainda da média do país. Se o índice nacional cresceu 131,1%, o estadual só 31,4%, e isto impulsionado exclusivamente pelos municípios do interior, cujos índices no final do período praticamente se equiparam aos da região metropolitana (RM) de Natal. O Rio Grande do Norte, no final do período, com 11,7 homicídios em 100 mil habitantes, tem a segunda menor taxa do país.

Segundo período: 2004/2010*. As taxas do estado crescem com um ritmo muito acelerado, encostando praticamente na média nacional no final do período. A queda observada no ano 2010 na RM de Natal pode ser atribuída, com certo grau de probabilidade, ao caráter ainda preliminar dos dados desse ano. De toda forma, com os dados disponíveis, vai ser a RM a que vai incentivar o elevado ritmo de crescimento do estado, apesar do interior apresentar também índices muito elevados. Na região metropolitana destacam-se, pelo elevado crescimento da violência, os municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante e Macaíba, assim como Mossoró, segundo maior município do estado, fora já da RM.

Confira o ranking nacional de cidades mais violentas em número de homicídios:
1 - Maceió
2 - João Pessoa
3 - Vitória
4 - Recife
5 - São Luís
6 - Curitiba
7 - Salvador
8 - Belém
9 - Porto Velho
10 - Macapá
11 - Manaus
12 - Fortaleza
13 - Aracaju
14 - Cuiabá
15 - Goiânia
16 - Porto Alegre
17 - Belo Horizonte
18 - Brasília
19 - Natal
20 - Teresina
21 - Boa Vista
22 - Rio Branco
23 - Rio de Janeiro
24 - Florianópolis
25 - Palmas
26 - Campo Grande
27 - São Paulo 

Nenhum comentário: