quinta-feira, 14 de julho de 2011

Governo quer vacina contra a dengue no SUS

O Ministério da Saúde oficializou nesta segunda-feira, 11, a criação de um grupo de trabalho cujo objetivo é desenvolver, produzir e implementar a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe terá seis meses para apresentar um plano de ação sobre a introdução da vacina pelo SUS. Em conjunto com especialistas, o grupo também será responsável pela definição de estratégias de vacinação, a avaliação de seu impacto e monitoramento de eventuais efeitos adversos.
Representantes das secretarias do Ministério da Saúde Vigilância em Saúde e Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irão integrar o grupo.
O grupo também deverá acompanhar estudos em instituições de pesquisas nacionais e internacionais que revisem informações sobre os inquéritos de soroprevalência, morbimortalidade e estudos ecoepidemiológicos da dengue no Brasil.
Três laboratórios pesquisam sobre a vacina na atualidade. O primeiro deles é o Instituto Butantan, em parceria com o norte-americano NIH (Nacional Institutes of Health). O segundo é o Biomanguinhos da Fiocruz, em parceria com a GSK. O terceiro é o  laboratório francês Sanofi Pasteur. A expectativa é de 

Nenhum comentário: