sexta-feira, 21 de setembro de 2012



Jardim de Piranhas: Instituto já foi investigado no Ceará por supostas fraudes em pesquisas

As pessoas andam desacreditadas das pesquisas eleitorais, sobretudo quando elas são feitas por empresas pouco conhecidas do meio político. Nesta sexta-feira, 21, chamou atenção os números de uma pesquisa divulgada pelo instituto Exacta dando uma vantagem considerada muito grande para o grupo de situação no município de Jardim de Piranhas, onde todos sabem existir uma disputa muito acirrada. Embora registrada na Justiça, pelas ruas da cidade o clima de desconfiança foi geral.

Um levantamento sobre a história dessa empresa revelou que ela já foi acionada na Justiça mais de uma vez por possíveis irregularidades com suas sondagens. A mais grave aconteceu no Ceará. De acordo com matéria divulgada pelo Jornal Diário do Nordeste, em 2009, o instituto Exacta foi envolvido numa grande investigação de supostas publicações de pesquisas fraudulentas durante a campanha no Interior promovida pela Assembleia Legislativa daquele Estado.

Segundo o jornal, a comissão de promotores convidada para averiguar o caso concluiu a apuração apresentando um relatório, datado em 5 de junho daquele ano, apontando algumas irregularidades em três dos nove institutos de pesquisa investigados pelo Ministério Público.

Contra a Exacta – Instituto de Pesquisa e Consultoria LTDA foram encaminhadas duas representações referentes a eleição de Limoeiro do Norte (CE), sendo uma delas julgada procedente pelo juiz eleitoral, condenando a empresa ao pagamento de multa de R$ 53.205,00. No referido caso, foi instalado um Termo Circunstanciado de Ocorrência para apurar divulgação ilícita de resultado de pesquisa.

Veja mais detalhes dessa notícia no link abaixo:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=657562

Da assessoria de comunicação coligação Diga Sim a Jardim

Nenhum comentário: