quarta-feira, 9 de maio de 2012



Recém-nascido baleado apresenta melhora e recebe alta da UTI‏

Material enviado pela assessoria de Imprensa do Hospital.
Foto: Reporter Fotográfico Carlos Costa

O pequeno Sérgio Gabriel Gomes Maia de 24 dias de nascido e vítima de disparo de arma de fogo na cidade de Baraúna no último dia 2 apresentou uma grande melhora no quadro clínico e, no início da tarde de hoje (8), recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. O bebê está agora internado em um dos quartos da unidade hospitalar em observação.

A equipe médica do Hospital da Mulher se surpreendeu com a evolução do caso. “O rápido progresso no quadro clínico do bebê animou toda a equipe. Em menos de uma semana, Sérgio Gabriel evoluiu de um caso bastante grave e apresentou uma melhora impressionante. Ficamos imensamente felizes por ter contribuído para a recuperação dele”, destaca o diretor geral do Hospital da Mulher, o médico Diego Dantas.

A mãe do pequeno Sérgio Gabriel, a dona de casa Ana Elcia Gomes, 31 anos, conta que recebeu o apoio de muitas pessoas nesse momento difícil. “Não tenho palavras para agradecer cada oração recebida, cada abraço, cada palavra de conforto. Não foram apenas os moradores de Baraúna, mas de Mossoró e também de todo o Estado, porque sei que meu filho é um símbolo da violência, mas ao mesmo tempo, o nosso caso também mostra como a fé em Deus é capaz de salvar. Nunca tive dúvidas de que Gabriel se recuperaria”, relata emocionada.

Ana Elcia também destacou todo o atendimento recebido no Hospital da Mulher. “Todo mundo aqui se envolveu com o caso do meu filho. Desde os porteiros, às recepcionistas até a equipe médica e de enfermagem, todos foram muito atenciosos e gentis. Minha família e eu só temos a agradecer o cuidado, atenção e também o carinho dedicados ao Gabriel”, contou.

A UTI Neonatal do Hospital da Mulher funciona de maneira humanizada. Os pais dos recém-nascidos podem realizar visitas durante todo o dia, sem um horário específico. “Isso contribui para a gente ter um contato direto com os médicos.

Nós ficamos o tempo todo informados do que está acontecendo. E pudemos ficar sempre perto do nosso filho”, ressalta.
Na última sexta-feira, o quadro clínico já apresentava melhoras significativas, e o bebê não precisava mais da ajuda de aparelhos para respirar, mas seu estado ainda inspirava cuidados especiais.

O coordenador do serviço de neonatologia, o médico Maxwell Souza, conta que Sérgio Gabriel apresentou além da boa recuperação, uma adequada cicatrização cirúrgica, não apresentando no momento sinais de infecção.
“Ele permanece bem, sem nenhuma intercorrência.

Não há ainda como mensurar se existirão seqüelas ou não, mas um ponto positivo é que ele já apresenta movimentos na perna esquerda”. O médico explica que a bala transfixou a região pélvica e não afetou estruturas próximas, como a bexiga.

Entenda o caso

Na última quarta-feira (2), por volta das 19h30 um rapaz identificado como José Erivan Morais, fugia de um homem que havia desferido tiros contra ele, e entrou na casa onde estavam Ana Elcia e o seu filho recém-nascido, então com 18 dias, no centro de Baraúna. Sete adultos e três crianças, incluindo Sérgio Gabriel, estavam dentro da casa.

A bala que atravessou o recém-nascido, também atingiu o polegar esquerdo da mãe. A irmã de Ana Elcia, a dona de casa Maria das Dores Gomes, 33, sofreu um tiro de raspão na perna.

Após o tiroteio, as vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Depois de um procedimento cirúrgico, o bebê foi transferido para o Hospital da Mulher, que possui UTI Neonatal. O autor dos disparos foi identificado pela polícia como Teveson Silva de Abreu e preso na última sexta-feira (4).

Bárbara Abreu
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: