quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Estados Unidos tentam confirmar informações de que Kadafi foi morto ou capturado

 
 
O governo americano tenta confirmar nesta quinta-feira informações de que Muamar Kadafi, o líder deposto da Líbia, foi morto ou capturado durante a queda de Sirte, sua cidade natal. Em meio aos combates, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) bombardeou um comboio em fuga em que, segundo os rebeldes, estava Kadafi. A porta-voz Victoria Nuland disse que o Departamento de Estado americano ainda não foi capaz de confirmar as informações de forma independente.

À Reuters, Abdul Hafiz Ghoga, o vice-presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), que governa interinamente o país desde a queda de Trípoli, no fim de agosto, confirmou a morte de Kadafi, afirmando que a libertação de toda a Líbia será anunciada dentro de algumas horas.

A agência de notícias AFP divulgou uma imagem de sua suposta captura ou morte (nesta página), enquanto a rede de TV árabe Al-Jazira divulgou uma foto em que seu corpo supostamente era arrastado pela rua.

Mahmoud Shammam, o ministro da Informação do CNT, disse que recebeu a informação da morte de Kadafi por combatentes que dizem ter visto seu corpo. Ele afirmou esperar que o primeiro-ministro do CNT, Mustafa Abdul Jalil, confirme isso em breve, fazendo a ressalva de que informações prévias sobre a morte e prisão de membros da família Kadafi - que mais tarde provaram ser falsas - surgiram sem "100% de confirmação".

"Nossas pessoas em Sirte viram o corpo, Mustafa Abdul Jalil confirmará isso em breve", disse Shammam à Associated Press, referindo-se a uma coletiva que está prevista para esta quinta-feira. "Revolucionários dizem que Kadafi estava em um comboio e que o atacaram."

De acordo com o comandante Abdel-Basit Haroun, o líder deposto foi morto quando um ataque aéreo atingiu o comboio em que ele tentava fugir. Abdullah Razad, que representa Trípoli no CNT, disse a um serviço de informação da Rússia: "Confirmei há alguns minutos que ele foi morto. É isso. Qual outra confirmação você precisa?"

Além da suposta morte de Kadafi, uma TV pró-CNT afirmou também que Mutassim, um dos filhos de Kadafi, teria sido preso e transferido a Misrata em uma ambulância aérea. Posteriormente a essa informação, a AFP relatou que ele sido encontro morto em Sirte. À rede de TV árabe Al-Jazira, uma autoridade do governo interino afirmou que Saif al-Islam, considerado sucessor de Kadafi, ainda estaria foragido no deserto da Líbia.

Nenhum comentário: